quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Kamis, Fortunas e Elementais

Como acontece com freqüencia em linhas de RPG, L5R (em qualquer das edições) é escrito por uma grande váriedade de autores, não é dificil encontrar informações contraditórias sobre algumas coisas.
Como “lead Shugenja” informo a seguir as definições que são usadas com mais freqüencia (ao menos de acordo com o que pude ler até aqui) e que eu recomendo serem usadas.






Kamis:
São os deuses originais e seus decendentes diretos, filhos de outros deuses. Amaterasu, Hachiman, Inari, Lady Sol, Lord Lua, Hantei, Fu Leng, Ryoshun assim como os fundadores dos sete grandes clãs de Rokugan (Lady Doji, Akodo, Hida, Shiba, Shinjo, Togashi, Bayushi).





Fortunas:
As fortunas estão mais próximas dos mortais do que os Kamis, elas são espiritos que ascenderam ou criações dos deuses, seus filhos menores.
Embora alguns se refiram as fortunas como “os sete deuses da felicidade”, elas não chegam a ser Kamis. Exitem inúmeras fortunas, mas sete delas são bastante cultuadas em Rokugan:

Bentei – A única mulhar do grupo simboliza a amabilidade, afetividade, e é patrona das artes e da beleza.

Bishamon – É uma fortuna da guerra e da força, que afugenja ladrões e protégé os bens dos justos.

Daikoku – É a mais alegre das fortunas, representa a riqueza, a fartura e a prosperidade, sendo patrono dos fazendeiros.

Ebisu – É a fortuna da sinceridade e honestidade, do trabalho dedicado. Se relaciona ao sucesso “profissional”.

Fukurokujin – É a fortuna da sabedoria e da inteligência. Ele favorece a popularidade e a comunicação.

Hotei – Simboliza a magnanimidade e a generosidade humana, tráz falicidade e saúde. Simboliza a satisfação, no que se refere a possibilidade de se ser feliz com o que se é e tem.

Jurojin – É uma fortuna ligada a sabedoria, a logevidade e a saúde.

Embora as invocações dos Shugenjas normalmente concentrem-se em elementais, algumas magias são orações poderosas que alcanças diretamente as fortunas. Algumas dessas fortunas compartilham funções, o dominio do conhecimento, por exemplo, é compartilhado poer Bentei, Fukurokujin e Jurojin.





Elementais:
Os elementais são “irmãos” distântes dos Rokugani, são criaturas que se espalham por todos os planos de existencia mas que não tem, na grande maioria das vezes, uma mente humana. Sua perspectiva e compreensão do mundo e muito diferente da humana. Por isso o Shugenja precisa estudar a fim de conseguir se comunicar com esses elementais, e conseguir que eles realizem os feitos que são desejados, manifestando-os no mundo material.
Os elementais, infelizmente, podem ser corrompidos, e, em raras ocasiões, até carregar a macúla das Shadowlands para aqueles que comungarem com eles.
Dizem que os elementais da água jamais falam, que os elementais do ar não tem memória, os da terra não tem noção do tempo e os do fogo são intaveis e dispersivos.
De qualquer forma, o elemental é uma criatura viva, com poderes inerentes que o Shugenja tenta “acessar”, eles podem ter personalidades e desejos próprios e causar que a magia nem sempre saia exatamente a forma que o Shugenja desejava.

PS: Muitos livros consideram "kami"("deus") e "fortuna" como SINONIMOS. Mas, existem, também em textos oficiais, meios distintos para se tornar um "kami" ou uma "fortuna". É possivel considera-los todos "no mesmo balaio", mas manteremos a separação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário