quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Codigo Bushi-do



O código do Bushi-do foi primeiramente redigido pelo prórpio kami (deus) Akodo. Deveria a principio ser um guia para o Bushi, mas logo tronou-se uma referência para toda a casta dos Samurais, embora seu uso e aplicação por Shugenjas e Courtiers seja mais ameno.

O código invoca sete virtudes:

Honestidade e Justiça - Deixe as mentiras de lado, SEMPRE. Um Samurai não torna sua honestidade ou justiça assunto para debate ou questionamento; Ele sabe que existe apenas a verdade e a fasidade, a justiça e a injustiça.

Cortesia Polida - O Samurai não é um "valentão" nem é um bruto assasino. Ele deve tratar a todos, inclusive aos inimigos, com cortesia.

Couragem - Só o medo da morte pode destruir a vida; o Samurai substítue o medo pela compreensão do perigo.

Honra - Parabenizações e maldições não definem honra; O Samurai se reserva seu próprio julgamento.

Compaixão - Assim como um fazendeiro não planta apenas para sí próprio, o guerreiro também não luta apenas por sí próprio. O Samurai deve estar constantemente tomado pela obrigação de proteger os outros.
 
Sinceridade Completa - A palavra do Samurai e sua ação sáo unas. Fazer uma "promessa" é redundante, o simples fato do Samurai dizer algo já dá ínicio a sua concretização.

Dever e Lealdade - Ações e suas consequências definem aqueles que as tomaram. A lealdade do Samurai por aqueles que ele zela é inabalável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário